Login Registre-se
Dúvidas R-1000  XML
Índice dos Fóruns » SPED / PAF-ECF / ESOCIAL / EFD_REINF
Autor Mensagem
victormass

JavaC Membro

Membro desde: 16/03/2018 13:59:36
Mensagens: 2
Offline

Bom dia.

Estou com uma dúvida referente ao evento R-1000

Existem dois campos no evento R-1000, que são a Data Inicial (iniValid) e Data Final (fimValid). Como são informações do contribuinte e claro não sabemos a data final da validade, na teoria deveria ficar em branco. Quando envio este evento é aprovado e até ai tudo bem. porém ao enviar uma alteração é que fica minha dúvida.

1- Como informei somente a Data Incial (iniValid) o campo deveria ser com o mesmo valor e a Data Final (fimValid), deveria estar vazio?
2- Nova validade se for seguir a lógica e supondo que foi enviado um evento no mês 05/2018 e teve alteração no mês 06/2018, a Data Inicial da nova validade deveria ser 06/2018 e data final em branco?

O porque da minha dúvida. Quando sigo este processo conforme descrito a cima. na alteração ele não encontra tal inclusão retornando a mensagem: "Registro não existe na tabela com a mesma chave e período de validade informados no evento", até para a exclusão retorna esta mensagem.

Porém se informo a Data Final da inclusão, consigo alterar e excluir normalmente.

Ficarei muito grato para quem sanar esta dúvida.

Victor.
nooorton

JavaC Membro

Membro desde: 22/08/2017 13:54:18
Mensagens: 147
Localização: Minas Gerais
Offline

Bom dia!

Eu entendi da seguinte maneira:

1) Quando apenas a data inicio é informado, não está sendo possível realizar uma alteração (acredito que isso seja um bug - existem vários relatos disso neste em outros foruns).
Ao enviar um novo evento R-1000 de inclusão com data inicio superior a primeira, parece que o Reinf inativa automaticamente seu primeiro envio e passa a adotar o novo evento enviado.

No FAQ do EFD-Reinf (http://sped.rfb.gov.br/pastaperguntas/show/1497), relativo ao R-1000, temos a seguinte resposta:
4.1.5 - Considerando que já tenha sido prestada informação anteriormente e se pretende prestar informações relacionadas a um novo período com informações diferentes, é necessário enviar um evento R-1000 informando fim da validade do evento enviado anteriormente?
Não, basta enviar o novo evento com nova data de início da validade (campo iniValid) no bloco de "inclusao". Esse procedimento fará com que o evento enviado anteriormente fique válido no período entre a data inicial de validade daquele evento e a data de validade do novo evento. O evento enviado posteriormente ficará válido a partir da dada inicial de validade informada no mesmo.

2) Como você mesmo falou, quando inicio/fim é informado estou conseguindo fazer alteração/exclusões sem problemas.

Portanto para evitar esse tipo de problema, durante o período que esses "erros" estão sendo apresentados, tenho enviado o evento R-1000, sem data fim de validade. Caso exista alguma alteração, crio um novo evento de inclusão com a nova data.

Esta mensagem foi editada 1 vez. Última atualização foi em 04/05/2018 10:27:11

 
Índice dos Fóruns » SPED / PAF-ECF / ESOCIAL / EFD_REINF
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.9 © JForum Team