Login Registre-se
Download de XML sem Ciência da Operação  XML
Índice dos Fóruns » NF-e / NFS-e / CT-e / CF-e / Certificados Digitais
Autor Mensagem
sasabope12

JavaC Membro

Membro desde: 22/10/2019 15:41:21
Mensagens: 4
Offline

Estão saindo diversos Softwares de grandes empresas com a proposta de trazer o XML de notas sem dar a ciência da operação (o cliente acredita que isso é certo e não tem quem faça ele entender que é errado, apesar de saber que é um procedimento de gambiarra e etc, etc...), a única maneira que consigo pensar de fazer isso, é entrar no site da receita com Selenium, posteriormente tentar quebrar o re-captcha, possivelmente a melhor forma seria pelo desafio do aúdio, e mesmo assim daria um trabalhão desenvolver um algoritmo para fazer o reconhecimento de voz de forma eficiente, provavelmente a melhor estrategia aqui seria partir para uma biblioteca pronta de reconhecimento de som, mas ai tem um problema, seria algo lento, para cada XML fazer toda essa operação além disso tenho certeza que não daria pra quebrar o re-captcha com 100% de assertividade, onde muitas vezes iria teria que tentar novamente, no fim é um método que ficaria lento no melhor dos casos, se chegasse a funcionar, onde o principal problema ficaria no reconhecimento da voz do c
captcha (quanto aos desafios de imagem, nem vou cogitar porque estão em um nível bem superior de dificuldade e acredito que hoje seria quase impossível passar por eles).

Gostaria de saber se alguém conhece alguma jeito de realizar esse procedimento de forma mais simplificada, ou se eu estou no caminho "certo" para resolver o problema.

Esta mensagem foi editada 1 vez. Última atualização foi em 22/10/2019 16:23:52

[Email]
GGarcia

JavaC Membro
[Avatar]

Membro desde: 28/05/2013 17:12:21
Mensagens: 327
Offline

Cara, uma dica: não quer se incomodar? Fique longe disso. Quebrar captcha, ler as páginas, interpretar o HTML e montar o XML (que resulta em um documento fraudado pois a assinatura não tem como ser refeita sem o certificado do emitente), até o final do ano deve entrar em vigor um novo modo de visualizar os dados da nota no site da Receita e nas SEFAZ: apenas entrando na página com o certificado, e você sendo um dos participantes da nota, é que conseguirá ver os dados completos dela.

Pode até tentar seguir sua linha e desenvolver, mas é esforço em vão. E se o seu cliente utiliza um software para emitir notas e ele tem certificado digital, pra que gambiarras para baixar um XML?

If you're here, who's running hell?
sasabope12

JavaC Membro

Membro desde: 22/10/2019 15:41:21
Mensagens: 4
Offline

Então eu tenho o certificado digital do cliente sim, porém o Web Service la de DownloadNFe retorna somente o resumo da nota quando a mesma não possui a ciência da operação, a ideia era pegar a chave do resumo e obter a NFe completa, ao invés de dar ciência da operação, e depois pegar o XML, o cliente disse que a ciência da operação gera obrigações fiscais, que ele não quer dessa forma.

Mesmo com certificado digital eu não conheço um meio de pegar o XML sem passar pelo captcha no site da fazenda.
[Email]
robertop

JavaC Membro

Membro desde: 10/07/2013 20:08:36
Mensagens: 371
Offline

Amigo, sei que todo mundo precisa de cliente, mas este ai, dispensa.

Você tem quatro tipo de manifestação de nota

"210210 – Ciência da Emissão";
"210200 – Confirmação da Operação";
"210240 – Operação não Realizada";
"210220 – Desconhecimento da Operação";

Ele ira dar Ciência, e então depois ele pode definir se quer CONFIRMAR, informar que é OPERAÇÃO NÃO REALIZADA ou dizer que DESCONHECE a operação.

Agora se foi emitida uma nota contra o CNPJ dele, ele tem que escriturar e pronto. Ou ele acha que vai se fazer de bobo e dizer que não sabia.

GGarcia

JavaC Membro
[Avatar]

Membro desde: 28/05/2013 17:12:21
Mensagens: 327
Offline

sasabope12, QUALQUER nota emitida contra o CNPJ do seu cliente gera obrigação fiscal. Porque ele acha que existem notas eletrônicas? Seu cliente realmente acha que apenas a ciência da operação vai gerar obrigação fiscal? Se você der ou não ciência, essa nota já foi direcionada para o CNPJ dele. Se ele confirmar ou não confirmar, a receita SABE que a nota foi pra ele.

O serviço de Distribuição apenas mostra o resumo, justamente para você saber quais notas foram emitidas contra o CNPJ. Através desse serviço pode-se desconhecer ou recusar notas. ISSO SIM é que vai livrar a cara do seu cliente caso alguém emita uma nota contra ele a fim de esquentar valores sem ele saber. Dessa forma ele se previne.

E outra, essa nota vai para a contabilidade do seu cliente. Seria MUITA, mas MUITA BURRICE ele não enviar para a contabilidade uma nota eletrônica de compra de mercadoria.

Esta mensagem foi editada 3 vezes. Última atualização foi em 23/10/2019 22:57:50


If you're here, who's running hell?
sasabope12

JavaC Membro

Membro desde: 22/10/2019 15:41:21
Mensagens: 4
Offline

Entendo isso o grande problema é o Marketing que ficam fazendo para a "solução" que busca os XML's sem dar Ciência da Operação, o contador utiliza aquele tal de Sieg que faz isso e acha que tenho que fazer também, agora saiu uma nova funcionalidade no sistema G5 da Contimatic que faz isso também, ai no caso minha opinião quanto a esse assunto para o cliente fica invalidada ele quer agir conforme o contador ta dizendo, e grandes empresas. O que me deixa intrigado mesmo é o número de sistemas que sai com essa funcionalidade, pesquisei um pouco e existe um tal de UnCaptcha que implementa a mesma coisa que relatei aqui no tópico, a assertividade é de 85% segundo o que ta no git desse projeto, pelo audio acaba ficando mais facil de quebrar o recaptcha do que quebrar um captcha de imagem qualquer (onde dependendo da distorção do captcha da imagem as vezes letras grudadas e numero de letras variavel faz com que a OCR nao consiga identificar os caracteres), mas isso é algo que o google vai acabar retirando provavelmente por esse motivo e ai vai ficar completamente inviavel resolver o recaptcha, seria muito ruim embasar a aplicação no desafio de audio do google realmente, e acredito que essas empresas não devem passar pelo captcha dessa maneira porque é muito arriscado, mas também não conheço outro jeito de realizar o procedimento.
[Email]
robertop

JavaC Membro

Membro desde: 10/07/2013 20:08:36
Mensagens: 371
Offline

Acredito que você poderia pesquisar mais sobre a legislação, até mesmo conversar com a sua SEFAZ e pegar mais embasamento.
Tenho certeza que se você tiver conhecimento do que esta falando, entender que não importa se a nota foi manifestada ou não, e após isso conversar com o teu cliente e até mesmo o contador dele e mostrar com clareza que o que eles querem não muda em nada o fato de que a nota terá que ser escriturada, eles irão ficar com o teu sistema e acima de tudo irão confirmar mais no teu trabalho.

Não importa para receita se você manifestou ou não uma NF-e, você precisa escriturar.
sasabope12

JavaC Membro

Membro desde: 22/10/2019 15:41:21
Mensagens: 4
Offline

Eu entendo perfeitamente que é algo desnecessário, trabalhoso, trabalho em vão, gambiarra, aparentemente ilegal(nos documentos da sefaz não diz claramente que isso é ilegal, mas relata que para obter o XML é preciso dar Ciência da Operação), só que o cliente não quer conversar comigo sobre contabilidade somente com o contador.
[Email]
GGarcia

JavaC Membro
[Avatar]

Membro desde: 28/05/2013 17:12:21
Mensagens: 327
Offline

Bom, cada um com sua realidade, mas se fosse eu, largava esse cliente e mandava ele procurar quem estivesse a fim de participar das sandices dele.

Se o próprio contador, que tem que prezar pela integridade fiscal das empresas que são seus clientes, pede pra fazer algo ilegal, é só mais um entre tantos picaretas que ainda não se deram conta que não existe mais nota de papel e que essas "manobras" que eles querem fazer não trazem nenhum efeito prático.

Se o próprio dono da empresa não está nem aí para o seu próprio negócio, pra ele colocar no teu depois de qualquer problema é rapidinho.

If you're here, who's running hell?
 
Índice dos Fóruns » NF-e / NFS-e / CT-e / CF-e / Certificados Digitais
Ir para:   
Powered by JForum 2.1.9 © JForum Team